terça-feira, 19 de julho de 2011

Abertas as inscrições para o Até o Tucupi

Por Henrique Saunier Michiles
Foto Luana Záu

Bandas com trabalhos autorais poderão se inscrever para participar da quinta edição do festival Até o Tucupi - Festival de Artes Integradas, uma iniciativa do Coletivo Difusão em parceria com o Sebrae e o projeto Patrulha Voluntária Jovem, que envolve a realização de seminários, manifestações culturais e apresentações musicais. Ao todo, serão disponibilizadas 16 vagas para os conjuntos, sendo 12 para artistas locais e quatro para músicos do resto do país. 


As inscrições vão ser recebidas, exclusivamente, pela internet, por meio da plataforma do Toque no Brasil (festivalateotucupi.tnb.art.br), site que trabalha para desenvolver, entre outras coisas, a circulação de bandas pelo país. De acordo com Caio Mota, do núcleo de planejamento do Coletivo Difusão, o processo é bastante simples: “Basta a banda criar um perfil no site e se inscrever para o Até o Tucupi lá mesmo”, afirmou, completando que o procedimento vale para todas as bandas, locais ou não.

Ao todo, as bandas terão até o dia 20 de agosto para se inscreverem. Segundo Mota, o critério utilizado para a escolha das atrações musicais será, principalmente, possuir trabalho autoral. No entanto, a curadoria do festival também utilizará critérios que vão desde questões estéticas até a forma como a banda atua na cena.
 
Ele lembra que esse edital será apenas para bandas, já que as outras manifestações artísticas serão definidas por uma curadoria sem a abertura de edital. “Com relação ao edital para as bandas, não aconteceram mudanças significativas e as bandas de Manaus não terão custos para se apresentar no festival”, informou.

O tempo de apresentação das atrações musicais será o mesmo do ano passado, de 30 minutos. E por falar na edição passada, o quarto Até o Tucupi, realizado em 2010, recebeu um público superior a 10 mil pessoas, durante os cinco dias de evento. Para este ano, as expectativas são ainda melhores. Mota disse esperar atingir um público de aproximadamente 200 mil pessoas.

Ano passado, foram 30 atrações artísticas, dessas, 15 eram bandas, todas com trabalho autoral, principal exigência para participar do evento. No total, foram realizadas 22 parcerias com instituições. Mota acrescentou que as autorizações nas secretarias públicas competentes – necessárias para a realização de qualquer evento do tipo – estão acontecendo de forma natural de acordo com os tramites legais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário