segunda-feira, 11 de julho de 2011

Bora rockar, maninho!


Por Caroline Pinagé 

Esta é uma semana especial, afinal, na próxima quarta-feira, dia 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock. 

O Blog INTERA convida a todos os amantes do bom e velho Rock’n’roll para ajudarem a construir e resgatar um pouco da história da música local.

Você vai ajudar a eleger, dentre cinco músicas selecionadas, a que seria a mais expressiva representação do rock amazonense.

A primeira opção, música da banda Zona Tribal, que surgiu com a proposta de unir a tradição indígena com a máquina econômica do Estado do Amazonas – Zona Franca de Manaus – é autora de um dos clássicos locais, ‘Aldeia Global’.

Como se define a própria banda Underflow, de "rock autêntico e vigoroso", a canção ‘Estação’ passeia pelas influências do clássico rock brasileiro.

E quem nunca colou o platinado, no bom sentido, ou não, ao som de ‘Itacoatiara’ da banda Platinados? 

Lembra do vocalista que tocava guitarra com a chave do carro pendurada no bolso da calça jeans?  Pois é, a música ‘Red’, clássica da banda Espantalho, também é uma das trilhas sonoras mais cantadas até hoje na capital amazonense.

Outra música que marcou os anos 90 foi ‘Luciana’ da banda Chá de Flores. Uma menina triste, mas de verdade. Enquanto Bosco entoava essa canção, muitas outras Lucianas se identificaram com a personagem.

A nostalgia dos bons festivais onde essas bandas marcaram a geração dos anos 90 e fizeram história, leva-nos a crer que o cenário atual precisa de muito mais incentivos e espaços para amostras, como registrou a enquete anterior deste blog.

Vota aê, maninhozinho.

Ouça as músicas que participam da enquete.

   Clássicos do Rock Amazonense by revistaintera


Nenhum comentário:

Postar um comentário