quarta-feira, 27 de julho de 2011

O "rock'n'roll básico: lá, ré e mi, pronto já era" é o hino do rock amazonense

Por Thiago Hermido

Clóvis Rodrigues, vocalista da Platinados, no bar Macintosh, em 2003. Foto: Arquivo/ Clóvis
Os riffs, simples de um rock’n’roll qualquer, introduzem a história de um roqueiro que aventura-se no trajeto Manaus/Itacoatiara - cidade a aproximadamente 400 quilômetros da capital amazonense. A voz gritada, cômica e irônica, canta a poesia com letras do cotidiano bem comum das bandas de rock em Manaus nos anos 90. Sem contar ainda com a bateria acelerada e o contrabaixo marcado, ora puxando o que seria um blues? 

Clóvis Rodrigues, compositor de Itacoatiara, no Festival Até O Tucupi de 2010. Foto: Luana Zau
Assim é "Itacoatiara", música clássica do irreverente Clóvis Rodrigues, executada pela banda Platinados, que foi escolhida pelos nossos leitores como o “Hino do Rock Amazonense”.

O compositor, em entrevista ao blog da INTERA, confessa que todas as frases, que compõem a letra, fazem referência a um fim de semana real, cheio de recortes inesquecíveis, histórias divertidas e situações hilárias que são cantados pelos fãs da banda até hoje.

"Fui para o Fecani (Festival da Canção de Itacoatiara), não lembro qual foi a edição, mas decidi em cima da hora ir para lá. A ida foi uma putaria só.... a volta também, isso na época em que o festival era realizado na praça", relata o músico, contando os momentos reais que resultaram na música, como no verso "larguei minha mochila e a garrafa de cana e mergulhei no chafariz". "A parada do chafariz rolou de verdade. Um amigo meu foi preso, inclusive, porque estava tomando banho no local quando o dia amanheceu", lembra.

Segundo Clóvis, ele guardou todos os momentos, retalhos de situações e frases vividas na viagem, e quando voltou a Manaus escreveu a canção, composta antes mesmo de integrar a Platinados, ainda quando era vocalista de uma banda chamada THC. "Lembro que todas as bandas tocavam "Polícia", do Titãs, que era para galera agitar e fazer a roda de pôgo. "Itacoatiara" nasceu com essa intenção, a introdução dela chama a galera para pirar. É um rock`n`roll básico: lá, ré e mi, pronto já era", brinca Clóvis.

Platinados no Festival Universitário de Música (FUM), em 2000. Foto: Arquivo / Clovis Rodrigues
"Itacoatiara" é um das primeiras composições de Clóvis, hoje vocalista da Os Tucumanus, e a única que canta até hoje. "Antes das bandas que eu tive já tocava a música para a galera na Praça do Congresso", comenta. E o que antes parecia só alguns versos de um final de semana inesquecível, agora ecoa eternizado como o hino do rock’n’roll amazonense, seja a geração dos anos 90, ou a atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário